Gravidez e dor lombar: como o peso da barriga pode afetar a coluna

Existem muitos tipos de dores nas costas durante a gravidez. Mais comumente ocorre na área sob os pés do abdômen, como é comumente referido como a região pélvica. Saiba como removê-lo e como evitá-lo.

A maioria das mães mal considera as drásticas mudanças físicas e mentais pelas quais seus corpos e mentes sofrem antes de engravidar. Embora essas mudanças sejam prazerosas, elas também podem ser dolorosas.

Durante a gravidez, muitas mulheres sofrem de dor lombar. Isso é causado pelo rearranjo de seus músculos abdominais. Isso causa uma mudança no centro de gravidade do corpo feminino, que altera a posição dos nervos espinhais da mulher. É por isso que o útero precisa crescer – ele precisa suportar o peso do bebê.

A vagina, comumente conhecida como “pé da barriga”, permite que o bebê se estique durante o trabalho de parto.

A maioria das mães mal considera as drásticas mudanças físicas e mentais pelas quais seus corpos e mentes sofrem antes de engravidar. Embora essas mudanças sejam prazerosas, elas também podem ser dolorosas.

Durante a gravidez, muitas mulheres sofrem de dor lombar. Isso é causado pelo rearranjo de seus músculos abdominais. Isso causa uma mudança no centro de gravidade do corpo feminino, que altera a posição dos nervos espinhais da mulher. 

É por isso que o útero precisa crescer – ele precisa suportar o peso do bebê. A vagina, comumente conhecida como “pé da barriga”, permite que o bebê se estique durante o trabalho de parto. Além disso, geralmente ocorre esse amolecimento das articulações do corpo, razão pela qual muitas mulheres grávidas sentem dor ao ficarem em pé ou sentadas por longos períodos de tempo. Todo o corpo que sustenta o corpo de uma mulher, incluindo os ligamentos, discos e articulações, está sobrecarregado, pois ela precisa suportar não apenas seu próprio peso, mas também o peso do bebê.

A maioria das dores nas costas causadas pela gravidez tende a melhorar com o nascimento do bebê. Para minimizar a dor nas costas durante a gravidez, as mulheres devem evitar comportamentos como carregar peso, sentar por muito tempo ou má postura, ficar em pé por muito tempo e usar salto alto. Esse comportamento também pode piorar o inchaço das pernas durante a gravidez.


Se a dor persistir, alterne entre usar uma compressa quente na área mais dolorosa e alternar uma compressa de água gelada. Tomar um banho quente também é uma ótima maneira de aliviar o desconforto. Alguns especialistas também apontam para o uso de aparelhos em situações de dor pélvica muito potencialmente.

Também é bom prestar atenção à sua postura ao dormir. Algumas mulheres notam melhora ao dormir de lado, entre as pernas ou com um travesseiro colocado sob o abdômen. 

A massagem também é muito popular para o alívio da dor.

Estamos prontos para te atender

R. Cincinato Braga, 321 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-011

Consultas e Informações

Preencha formulário abaixo para solicitar um Agendamento ou obter informações sobre consultas.

Diretor Técnico
Dr. Carlos Roberto Massella Jr.
Neurocirurgião - CRM-SP: 170.223
RQE: 127531