Embora não esteja listada diretamente como um sintoma de Covid-19, as dores nas costas estão aliadas entre as dores musculares que podem aparecer durante a infecção pelo novo Coronavírus, manifesta como Síndrome pós-Covid. Um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) que considerou quase 56 mil casos de Covid-19 na China aponta que quase 15% dos pacientes conhecem este tipo de dor após a infecção.
O médico explica que a dor nos músculos e articulações são decorrência da inflamação motivada pela resposta imunológica do corpo na luta contra o vírus, um processo que pode se tornar muito intenso, como uma ‘tempestade inflamatória’.
Nesta fase da contaminação, o corpo libera uma série de substâncias, entre elas as citocinas que têm potencial até mesmo para lesionar tecidos musculares e órgãos, causando dores e sensação de fraqueza.
Os aumentos dos quadros de dores de coluna podem estar relacionados com a falta de estrutura existente no home office, além do sedentarismo motivado pela carência de atividades físicas.
Estratégias para melhora dos sintomas
As dores musculares causadas pela Covid-19 podem durar algumas semanas. O cirurgião explica que adotar algumas táticas podem ajudar a superar este andamento em que o corpo apesar se recupera da infecção.
“O retorno gradual às atividades físicas e esportivas é uma das estratégias para alívio da dor e para recuperação da massa muscular perdida pela contaminação de Covid.
É essencial fazer uma estimativa médica para avaliar sua fundação cardiológica antes de retomar os exercícios, a fim de evitar um quadro de miocardite – situação que tem sido observada em pacientes pós-Covid”, explica Krieger.
Por fim, alcançar uma avaliação nutricional para restaurar sua imunidade e metabolismo por meio de uma alimentação planejada individualmente”, apronta.